1001 tsurus

1001 tsurus é um projeto de contemplação do espaço urbano e reflexão sobre as relações estabelecidas com o outro num universo contemporâneo massificado, globalizado e tecnológico.
Seu objetivo é espalhar pássaros de origami (tsurus) pelos centros urbanos de várias capitais do Brasil fazendo uma interferência plástica, com a proposta de serem, os pássaros, adotados e pedindo, através de um bilhete anexado em cada pássaro, que aqueles que o adotaram tirem uma foto do destino deles, após a adoção e enviem para um e-mail criado para essa finalidade.
Também faz parte do projeto a realização de uma oficina /performance (descrição nos documentos em anexo), em cada cidade, onde será ensinado a confeccionar o pássaro de origami  para depois entregá-lo de presente a alguém desconhecido num ritual coletivo de troca e libertação. A ideia  é que este evento aconteça com artístas locais.
Como forma de registro todo o trabalho tanto os de interferência plástica, quanto as oficinas juntamente com o ritual de entrega serão fotografados, filmados e postados nas páginas criadas para o projeto em mídias sociais (Instagran, facebook) e no site do projeto, também será escrito um diário de bordo com textos da artista, depoimento dos participantes da oficina/performance entre outras coisas.
Ao final do projetos será confeccionado um livro com parte do material de registro, além das possíveis fotos tiradas por aqueles que adotaram o tsuru.  A ideia é fazer uma tiragem de 400 livros e distribuir para os colaboradores do projetos, participantes da oficina.
Como a ideia é realizar a intervenção em centros urbanos, as 12 cidades escolhidas foram capitais brasileiras, onde a natureza perdeu espaço para o concreto,  na média de duas a três cidades por região. Será realizado uma pesquisa de campo para selecionar os melhores locais para a interferência plástica, a execução da interferência, a oficina de origami juntamente com a performance coletiva, todos os registros do trabalho. Em cada cidade, Uma pessoa será contratada para auxiliar na pré-produção, fazendo uma pré seleção dos locais para a intervenção, pedindo autorizações caso necessário, contactando o espaço para oficina, realizando a divulgação local da mesma. Toda divulgação do projeto também será feita via internet através de midias sociais como facebook, instagram, etc
As inscrições para oficina serão feitas on line através da página no facebook. A inscrição será gratuita
Idealização, produção geral e realização: Juliana Longuinho
Registro, manutenção do site e da página no facebook: Jefferson Gonçalves
Projeto gráfico Livro: Juliana Longuinho

A produção local será contratada caso o projeto seja aprovado não constando ainda nomes para a ficha técnica.